Menu
01-22-2018

Um paraíso chamado: Piscinas Naturais – Barra da Lagoa

Hoje vou contar para vocês sobre um lugar maravilhoso que o leste de Florianópolis possui! Um lugar “secreto” que fica localizado na Barra da Lagoa e a única forma de acesso é a pé.

Antes, é bem interessante saber um pouquinho sobre a Barra da Lagoa, bairro que fica a 21km de distância do centro da cidade e possui a maior população de habitantes do lado Leste da ilha. A comunidade local é considerada um dos maiores núcleos pesqueiros de Florianópolis, que possuem os traços culturais bem forte. Lá você pode conhecer o  Projeto Tamar, fundado em 1980, responsável pela conservação de cinco especies de tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção. Além disso, a região possui bons restaurantes de frutos do mar, a grande maioria localizados na beira da praia.

Você já ouviu falar sobre as piscinas naturais da Barra da Lagoa? Não? Então você precisa conhecer esse lugar incrível, ele é indispensável no seu roteiro de viagem.

Sabe aqueles lugares chamados de “colírio”? Lugares esses que são chamados assim de tão lindo e agradável de se olhar. As piscinas são exatamente assim… Tendo sorte e pegando condições climáticas favoráveis, o lugar parece um caribe: água cristalina e nada de ondas. A água contrasta com a cor da rochas e o vegetação verde ao redor.

 

Vamos falar sobre a localização, para chegar no local você precisa ir em direção a Barra da Lagoa que fica na parte leste da ilha. Chegando na Barra da Lagoa, é necessário fazer um trilha de aproximadamente 15 a 20min. para ter acesso as Piscinas Naturais. Mas não se preocupe! Essa trilha é considera nível fácil e bem tranquila, sem dificuldades pelo caminho.

Mapa trilha: Piscinas Naturais – Barra da Lagoa

 

No centrinho da Barra da Lagoa tem uma ponte sob o canal da barra, você vai atravessar a ponte e ir pro outro lado canal. A partir disso a trilha vai inciar -como vocês podem ver no mapa-, primeiro passa por uma prainha (muito linda, vale a pena um mergulho e fotos). Depois de passar pela prainha, seguindo pela trilha, caminhando mais uns 10min. chega em um pedra gigante onde já é possível se enxergar as piscinas abaixo.

Vista da pedra, trilha para as Piscinas Naturais.

A Barra da Lagoa fica apenas 8km de distância da Haute Haus, se você for de carro, são aproximadamente uns 20min dependendo do transito, e lá na barra tem pouquíssimas vagas na rua, a melhor opção é colocar em estacionamentos, os preços variam muito na alta temporada. Uber/99taxi é uma ótima opção, a corrida sai por volta de R$15,00 (desconsiderando a tarifa dinâmica). Para os mais esportivos, também é possível ir de bicicleta, porém tem um morro (morro da Praia Mole) no trajeto, e o mais bacana: a Haute Haus disponibiliza bicicleta para os hóspedes.

Dica1: muito importante levar água e frutas, pois no local não tem onde comprar. Tem restaurante na Prainha, é uma opção para almoço ou lanche. E se você tiver mais tempo e energia de sobra, tem uma trilha que sobe no farol da Barra.

Dica2: procure se informar sobre a maré, o ideal é pegar maré seca (baixa).

 

Malas prontas?

Então, vem pra Haute!

%d blogueiros gostam disto: